Natureza

Duração: Setembro

Áreas do Conhecimento: Linguagem, lógico-matemática, ciências naturais e sociais, artes, musicalidade, inglês e psicomotricidade.

Justificativa:

“Uma das maneiras de auxiliar as crianças a enfrentarem as dificuldades de suas vidas, é proporcionar experiências que incentivam habilidades e atitudes essenciais para o desenvolvimento e a manutenção da resiliência, ou seja, a capacidade de se recuperar de revezes, mantendo a alegria de viver.”

 HELM, Judy Harris – O Poder dos Projetos. Novas Estratégias e Soluções para a Educação Infantil. Porto Alegre: Artmed, 2005.

Contando com esta “alegria de viver” que se faz constante em nossas crianças e aliando a esse fato a curiosidade peculiar desta faixa etária, este projeto foi elaborado visando um dos maiores interesses das turmas da Educação Infantil.

A Natureza nos proporciona diariamente espetáculos muitas vezes despercebidos por serem corriqueiros.

Foram exatamente estes “fatos corriqueiros” que tomaram proporções maiores, quando questionados, estudados e analisados mais atentamente, tornando-se necessário então um estudo mais aprofundado sobre o tema.

Aspectos como a horta, o pomar, as frutas e o jardim, nos mostram que a natureza além de bela nos proporciona alimentos e saúde.

 

Objetivos:

  • Apreciar e valorizar a natureza;
  • Estimular a percepção visual;
  • Explorar diferentes materiais;
  • Perceber o tato, bem como os demais sentidos do corpo;
  • Reconhecer a importância da natureza para a vida e suas diversas utilidades;
    Adquirir hábitos de cuidado e preservação do meio em que vive.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *